Conheça o Balneário São Miguel
Os pontos turísticos de Biguaçu estão em São Miguel, no centro da cidade e no interior.
No Balneário de São Miguel existe disponível aos turistas uma belíssima paisagem, uma estrutura gastronômica rica em frutos do mar.
No centro de Biguaçu, situado em frente à Praça Nereu Ramos, está o Casarão Born, construído em 1891, que pertencia ao primeiro prefeito de Biguaçu, João Nicolau Born.
No interior do município existem várias cachoeiras de águas limpas próprias para o banho. Na localidade de Amâncio, a tração são as belas quedas d´agua cristalinas, algumas com mais de 30 metros, que formam poções e piscinas naturais.
A Reserva Indígena também não pode deixar de ser visitada pois retrata um pouco da cultura Guarani.
As festas em Geral, também são um dos atrativos aos turistas que visitam nosso município.
COMPLEXO ARQUITETÔNICO LUSO-AÇORIANO DE SÃO MIGUEL
A região de São Miguel foi o berço da colonização de Biguaçu, cujo inicio oficial foi em 1748, com a chegada da primeira leva de imigrantes açorianos. Em decorrência da abertura e pavimentação da BR 101 muito da região foi perdido,demolido ou removido, tanto que das construções históricas, poucas restaram. As que restaram entretanto, formam um exemplar único no estado, sendo eles:
IGREJA DE SÃO MIGUEL
Fundada em 23 de janeiro de 1751. Além de se tratar de um belíssimo exemplar da arquitetura açoriana, possui ainda Os sinos doados pelo Imperador Dom Pedro II por ocasião de sua visita a Santa Catarina em 1845. 0 Imperador não pisou em São Miguel devido ao mau tempo no dia previsto para a visita, mas fez a doação enquanto se encontrava em solo catarinense.
MUSEU ETNOGRÁFICO CASA DO AÇORES
Construção datada do final do século XIX, originalmente pertencente ao fazendeiro e senhor de escravos João Ramalho da Silva Pereira, tendo depois diversos proprietários. A construção suntuosa ostenta além da parte física que abriga o museu e diversas exposições de cunho cultural, uma área livre com árvores frutíferas onde ainda é possível ver parte da área de serviço utilizada para lavar roupas e captação de água.
ANTIGO AQUEDUTO
Ou a parte restante do aqueduto utilizado para abastecimento de água potável dos barcos e navios da região, e dos que estavam a caminho ou retornando da região do Prata.
PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO
A diversidade cultural da colonização de predominância açoriana tem sua maior expressão no legado arquitetônico civil deixado pelos antigos habitantes.
CASARÃO BORN
Localizado na Praça Nereu Ramos no centro de Biguaçu. Datado do final do século XIX, pertenceu ao primeiro prefeito de Biguaçu, João Born, mentor da transferência da sede do município de São Miguel para o local atual. Possui um estilo misto, teuto-açoriano, representando a diversidade cultural local. Foi tombado pelo patrimônio histórico estadual e sua restauração deve ocorrer em breve. É um dos últimos exemplares de construção histórica no centro de Biguaçu, já que a maioria foi substituída por casas e prédios novos, inclusive a própria Igreja datada de 1955 e substituiu a original que foi demolida.
JUNTO AO CASARÃO
Existem ainda duas casas de estilo açoriano, uma das quais abriga o Banco Bradesco e encontra-se em ótimo estado de conservação. Ao longo das vias públicas na sede do município e no interior encontram-se várias construções, muitas delas necessitando reformas urgentes, que são testemunhos silenciosos dos tempos coloniais.
ATRATIVOS NATURAIS
Ao visitante desavisado Biguaçu pode parecer somente o que se vê ao longo da BR 101, porém a grande riqueza natural do município dá pequenas mostras aos transeuntes e se espalha pelos 326km2 do município. Merecem destaque:
CACHOEIRA DO AMÂNCIO
Apesar do nome soar coma urna propriedade, “Amâncio” é uma região em Biguaçu, situada no interior do município na divisa com Tijucas, São João Batista e Antônio Carlos. A região é formada par urna cadeia de montanhas de grandes elevações e com um rico potencial hídrico. A formação do relevo propicia o surgimento de diversas quedas d’água, corredeiras e cachoeiras rodeadas em muitos pontos por urna vegetação exuberante.
RIO BIGUACU
Mola propulsora do desenvolvimento do município quando da colonização de seu interior, por ser a canal de escoamento da produção, o Rio Biguaçu é além de um atrativo, uma via de deslocamento potencial. Poucos lugares dispõem de ligação tão eficaz entre o litoral e o meio rural por meio fluvial. Apesar de encontrar-se assoreado, foi navegável por muitos anos em toda sua extensão. Pode vir a servir de ligação entre a turismo náutico, de “sol e mar” e rural.
PRAIA DE SAO MIGUEL
Local de grande concentração de restaurantes atualmente, foi durante a década de 70 a praia da moda na região da Grande Florianópolis. Pela formação de baia não apresenta ondas o que a torna segura para as crianças, mas nas áreas um pouco mais profundas já apresenta solo barrento típico dessas formações. Contudo a praia é própria para banho segundo a Fatma, e adequada para prática de esportes náuticos de superfície.
PAISAGEM RURAL
A zona rural de Biguaçu é de notória beleza por ser diversificada e com relevo dinâmico. Destacam-se as localidades de Santa Catarina, caminho para Antônio Carlos com colonização alemã que valoriza os jardins e os quintais das propriedades que se encontram no caminho, além das plantações de arroz e de grama que não poluem a paisagem e possuem tonalidades agradáveis de verde; Três Riachos e Sorocaba que alternam a colonização escravocrata açoriana e a italiana oriunda do vale do Rio Tijucas, com agricultura diversificada e belezas naturais ímpares como o leito de pedras roliças do rio que corta Sorocaba. Há ainda fazendas sítios e demais empreendimentos de lazer em diversas áreas do interior do município para somar ao aspecto natural a transformação humana.
CACHOEIRA DE SÃO MIGUEL
Completando o cenário formado pelo complexo arquitetônico local existe uma cachoeira acessível em São Miguel próxima ao aqueduto formando um local já muito procurado para atividades de lazer.
BAIAS DE SÃO MIGUEL E TIJUQUINHAS
Sub-exploradas em seu potencial náutico dado a proximidades com as ilhas de Ratones Grande e Pequena, Anhatomirim e a própria Ilha de Santa Catarina, entre outras.
Atrativos Culturais Diversos- A diversidade cultural formadora do povo biguaçuense apresenta par si só uma grande possibilidade de atrair turistas. Existem na região núcleos étnicos distribuídos em áreas próximas entre si. Como holandeses na região de Areias, Açorianos e Índios Guaranis (Mbyás) em São Miguel, Italianos e AIemães na região de Santa Catarina e Três Riachos.
OUTROS LOCAIS DE INTERESSE DO TURISTA
- Praça Nereu Ramos com destaque para a Figueira central.
- Igreja Matriz São João Evangelista – Centro
- Igrejas de Três Riachos e Santa Catarina
- Floranda Garden Center – Tijuquinhas
- Restaurantes de frutos do mar de São Miguel
- Papenborg – Cooperativa de Produção de laticínios da marca HoIandês
- Tribo Indígena dos Guaranis Mbys – São Miguel